Tadáskía

Tadáskía (Rio de Janeiro, 1993) vive e trabalha no Rio de Janeiro e em São Paulo. Antes conhecida como max wíllà morais, é artista, trans e escritora. Seu universo de imaginação tem lastro nas coisas visíveis e invisíveis. Seja em desenhos, fotografias, instalações, trabalhos têxteis ou aparições, Tadáskía se relaciona com a matéria disponível a partir do encontro, criando ao seu entorno imaginações afrodiaspóricas e uma espiritualidade sincrética. Seus trabalhos, de qualidades voláteis e sensíveis, são feitos muitas vezes com materiais do seu uso cotidiano, como esmaltes de unha, lápis de cor, blushes, batom, iluminador de rosto, líquidos, palhas, tecidos, bijuterias e papeis reciclados. Nos desenhos, com suportes repartidos e rasgados, a artista sugere outras noções de tempo e composição diante das urgências identitárias, apresentando também experimentações aos campos formal e político.

Tadáskía é graduada em artes visuais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ, 2016), mestra em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2019-2021). Foi bolsista na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2014 e 2019). Participou das exposições Casa Carioca (Museu de Arte do Rio de Janeiro, 2020-21), com curadoria de Joice Berth e Marcelo Campos; Esqueleto (Paço Imperial, Rio de Janeiro, 2019-2020), com curadoria de Analu Cunha, Marcelo Campos e Maurício Castro; Estopim e segredo (EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, 2019-2020), com curadoria de Gleyce Kelly Heitor, Ulisses Carrilho e Clarissa Diniz; Hábito/habitante (EAV Parque Lage, 2021), com curadoria de Ulisses Carrilho; Uma história natural das ruínas (Pivô, São Paulo, 2021), com curadoria de Catalina Lozano; e The Silence of Tired Tongues (Framer Framed, Amsterdam, 2022), com curadoria de Raphael Fonseca. Realizou a exposição em dupla com Leonilson no espaço de arte Auroras (São Paulo, 2020), e em breve expõe em Nova York e em Marselha. Tadáskía recentemente abriu sua primeira exposição individual noite dia (Sé, São Paulo, 2022), depois de realizar um open studio em formato expositivo, Ocellets (Homesession, Barcelona, 2022), na sua primeira viagem internacional.

 

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Tadáskía (Rio de Janeiro, 1993) lives and works in Rio de Janeiro and São Paulo. Formerly known as max wíllà morais, she is an artist, trans woman and writer. Her universe of imagination is based on visible and invisible things. Whether in drawings, photographs, installations, textile works or apparitions, Tadáskía relates to the matter available from the encounter, creating around her Afro-diasporic imaginations and a syncretic spirituality. Her works, of volatile and sensitive qualities, are often made with materials from her everyday use, such as nail polish, crayons, blushes, lipstick, face illuminator, liquids, straws, fabrics, jewelry, and recycled papers. In the drawings, with broken and torn supports, the artist suggests other notions of time and composition in the face of identity urgencies, also presenting experimentations in the formal and political fields.

Tadáskía has a degree in visual arts from Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ, 2016), a master's degree in education from Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2019-2021). She was a fellow at Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2014 and 2019). She participated in the exhibitions Casa Carioca (Museu de Arte do Rio de Janeiro, 2020-21), curated by Joice Berth and Marcelo Campos; Esqueleto (Paço Imperial, Rio de Janeiro, 2019-2020), curated by Analu Cunha, Marcelo Campos and Maurício Castro; Estopim e segredo (EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, 2019-2020), curated by Gleyce Kelly Heitor, Ulisses Carrilho and Clarissa Diniz; Hábito/habitante (EAV Parque Lage, 2021), curated by Ulisses Carrilho; A Natural History of Ruins (Pivô, São Paulo, 2021), curated by Catalina Lozano; and The Silence of Tired Tongues (Framer Framed, Amsterdam, 2022), curated by Raphael Fonseca. She held the duo exhibition with Leonilson at Auroras (São Paulo, 2020), and will soon exhibit in New York and Marseille. Tadáskía recently opened her first solo exhibition night day (Sé, São Paulo, 2022), after holding an open studio exhibition format, Ocellets (Homesession, Barcelona, 2022), on her first trip abroad.