Denise Alves-Rodrigues

Denise Alves-Rodrigues (Itaporã, 1981) vive e trabalha em Brasília. É tecnóloga autodidata, artista visual e astrônoma amadora. Iniciou seus estudos de Artes em Ribeirão Preto, é bacharela em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Inventa aparatos (eletrônicos ou não) e instrumentos dedicados à pesquisa e produção de tecnologias falhas, ciências impuras, teorias duvidosas e metodologias inúteis. Participou de diversas residências nacionais e internacionais (KIOSKO, Bolívia; JA.CA, Ybytu e Pivô, Brasil), assim como exposições coletivas como III Trienal Frestas (SESC Sorocaba, 2021), FARSA (SESC Pompeia, São Paulo, 2021), Iminência de tragédia (Funarte, São Paulo, 2018), Travessias ocultas (SESC Bom Retiro, São Paulo, 2018), Southern Revelries (IFAC_Arts, Atenas, 2017), Arte em órbita (CAC, Quito, 2015) e as individuais Vocation to Ruin: proof of study (Darling Pearls, Londres, 2019), Há uma esfinge entre nós (Sé, São Paulo, 2019) e O vazio é todo meu (CCSP, São Paulo, 2020). Atualmente é curadora adjunta do festival chileno Toda le Teoría del Universo – Edición 23/24 e trabalha como Especialista em Aparatos e Obras de Arte no SESI Lab, em Brasília.

Denise equaciona práticas tidas como mágicas, feitiços e bruxarias, palavras desprezadas pela política e pelos métodos científicos hegemônicos, ampliando e revirando poeticamente a reflexão sobre a ciência e sobre o saber. Abertura ao erro, ao indeterminado, às pseudociências ou quase ciências, são elevados por Denise como potências epistemológicas, fontes e métodos de conhecimento assim como os métodos racionais científicos.

 

***

 

Denise Alves-Rodrigues (Itaporã, 1981) lives and works in Brasília. She is a self-taught technologist, visual artist, and amateur astronomer. She began her art studies in Ribeirão Preto, and holds a bachelor's degree in Visual Arts from the Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. She invents devices (electronic or not) and instruments dedicated to the research and production of faulty technologies, impure sciences, dubious theories, and useless methodologies. She has participated in various national and international residencies (KIOSKO, Bolivia; JA.CA, Ybytu, and Pivô, Brazil), as well as group exhibitions such as III Trienal Frestas (SESC Sorocaba, 2021), FARSA (SESC Pompeia, São Paulo, 2021), Iminência de tragédia (Funarte, São Paulo, 2018), Travessias ocultas (SESC Bom Retiro, São Paulo, 2018), Southern Revelries (IFAC_Arts, Athens, 2017), Art in Orbit (CAC, Quito, 2015), and solo exhibitions including: Vocation to Ruin: proof of study (Darling Pearls, London, 2019), Há uma esfinge entre nós (Sé, São Paulo, 2019), and O vazio é todo meu (CCSP, São Paulo, 2020). She currently serves as the associate curator of the Chilean festival Toda le Teoría del Universo – Edition 23/24 and works as a Specialist in Devices and Artworks at SESI Lab in Brasília.

Denise combines practices considered magical, spells, and witchcraft—terms often dismissed by politics and hegemonic scientific methods—expanding and poetically overturning reflections on science and knowledge. Openness to error, the indeterminate, pseudosciences, or quasi-sciences is elevated by Denise as epistemological powers, sources, and methods of knowledge, just like rational scientific methods.