Michel Zózimo

Nascido em Santa Maria, em 1977. Vive e trabalha em Porto Alegre.

Seus desenhos, bordados, cerâmicas, colagens, esculturas e instalações partem de distintos assuntos, originários de pesquisas visuais que investigam acontecimentos naturais e oníricos, como que retirados de velhas enciclopédias impressas ou livros mágicos. Dentre os assuntos: a formação de pedras, a origem de vulcões e montanhas, a queda de meteoritos, os planetas que nos cercam, as estranhas formas de corais, conchas e árvores, a possível existência de objetos voadores não identificados, a execução de truques de mágica, as operações transformadoras da alquimia e da magia, os efeitos visuais do ópio e seus derivados, as imagens que povoam pesadelos, os desenhos de tatuagens em estilo horimono e os filmes de ficção científica.

Zózimo é professor de artes visuais e doutor em poéticas visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou do 36º Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna (São Paulo, 2019), com curadoria de Júlia Rebouças; da 9ª Bienal do Mercosul, com curadoria de Sofía Hernández Chong Chuy (Porto Alegre, 2013); e do Festival Vídeobrasil (São Paulo, 2013). Entre suas individuais estão A mão encantada, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, 2022); O nome vem depois, Sé (São Paulo, 2021); A mão prolongada, Sé (São Paulo, 2016); Estados ordinários da consciência, Santander Cultural (Porto Alegre, 2015); Animalpedramonstro, Sé (São Paulo, 2015); Muntanya, Mùltiplos (Barcelona, 2013). Foi contemplado com o Prêmio Rumos 2011-2013. Suas obras integram as coleções da Pinacoteca de São Paulo, Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e Fundação Vera Chaves Barcellos.

 

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Born in Santa Maria, in 1977. Lives and works in Porto Alegre.

His drawings, embroideries, ceramics, collages, sculptures, and installations come from different subjects, originating from visual investigations into natural and dreamlike events as if taken from old hardback encyclopedias or magical books. Among these subjects: the formation of stones, the origin of volcanoes and mountains, the fall of meteorites, the planets that surround us, the strange shapes of corals, shells and trees, the possible existence of unidentified flying objects, the execution of magic tricks, the transformative operations of alchemy and magic, the visual effects of opium and its derivatives, the images that inhabit nightmares, horimono-style tattoo designs, and science fiction films.

Zózimo is a teacher of visual arts and a doctor in visual poetics at Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). He participated in the 36th Panorama da Arte Brasileira at Museu de Arte Moderna (São Paulo, 2019), curated by Júlia Rebouças; the 9th Bienal do Mercosul, curated by Sofía Hernández Chong Chuy (Porto Alegre, 2013); and Festival Vídeobrasil (São Paulo, 2013). Among his solo shows are A mão encantada, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, 2022); O nome vem depois, Sé (São Paulo, 2021); A mão prolongada, Sé (São Paulo, 2016); Estados ordinários da consciência, Santander Cultural (Porto Alegre, 2015); Animalpedramonstro, Sé (São Paulo, 2015); Muntanya, Mùltiplos (Barcelona, 2013). He was awarded the Prêmio Rumos 2011-2013. His works are part of the collections of Pinacoteca de São Paulo, Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul and Fundação Vera Chaves Barcellos.